sexta-feira, 5 de junho de 2009

Filmes que dão água na boca

Há muitos filmes, relacionados ou não ao tema, que exibem o chocolate em seu título.
Selecionei (e recomendo) três deles:

"A Fantástica Fábrica de Chocolate" (Willy Wonka & the Chocolate Factory) - 1971
"A Fantástica Fábrica de Chocolate" (Charlie and the Chocolate Factory) - 2005
"Chocolate" (Chocolat) - 2000

Os dois primeiros são uma adaptação para o cinema de uma fábula infantil , do escritor galês Roald Dahl e contam a história de um garoto pobre que tem a chance de conhecer uma fábrica de chocolate muito especial, um verdadeiro sonho, ao encontrar um dos cinco cupons dourados em uma barra de chocolate Wonka. Mr. Willy Wonka, é o excêntrico, criativo e, por vezes sombrio, proprietário da tal fábrica de chocolate.
A visita à Fabrica encanta (tudo que se vê é doce e comestível). Imagine-se num lugar onde o rio é puro chocolate, as flores são balas, há bolas recheadas de mousse de chocolate espalhadas pelo jardim... Mas também assusta as crianças e seus respectivos acompanhantes, pois Mr. Wonka tem um senso de humor um tanto negro e prepara alguns castigos para aqueles que quebram as regras.

A refilmagem, com Johnny Depp no papel de Mr. Wonka, tem um clima mais sombrio como era de se esperar de um filme do diretor Tim Burton, mas os efeitos especiais são muito melhores (meu filho AMA a parte da amora gigante - assiste váaaaaaaaaaaarias vezes a mesma cena!!!). Só não gostei de um detalhe: ambos os filmes são musicais!

O filme Chocolate, com Juliette Binoche no papel principal, conta a história de Vianne Rocher, uma forasteira que, acompanhada da filha, chega a um conservador vilarejo no interior da França. Lá, tem a "ousadia" de abrir uma chocolateria, ao lado da igreja, em plena Quaresma. Com um ar de feiticeira, encanta alguns moradores com suas receitas, algumas bastante exóticas, como a que mistura chocolate e pimenta.

Outros habitantes, principalmente o prefeito (Alfred Molina), não aceitam sua presença na vila, pois ela estaria subvertendo a ordem e a moral no local. A situação de Vianne fica ainda mais complicada quando se envolve com Roux (Johnny Depp), um músico andarilho que desembarca na aldeia.

É verdade que o alimento que é tão cobiçado e desejado por muitos, é apenas o símbolo e o pretexto utilizados pelo o diretor sueco Lasse Hallström para discutir valores como tradição, humanismo, moral e principalmente, a tolerância. Mas as cenas são um verdadeiro delírio para os chocólatras de plantão - Bombons, trufas, chocolates afrodisíacos, tortas, quase dá para sentir o aroma no ar!

O filme, em alguns aspectos como a preparação e o banquete, lembram o jantar da Festa De Babette, que também se passa num vilarejo francês e que é igualmente tentador!

Para aquelas que não são tão fanáticas por chocolate, resta um colírio a mais: Johnny Depp, ma-ra-vi-lho-sa-men-te sedutor... ai, ai, ai. Rs

2 comentários:

  1. Que legal Fer!

    Esse blog ta de dar água na boca, literalmente, e não sou fanático por chocolate.

    Mas já que você teve a grande idéia de citar filmes correlatos, me permita dar um pitaco.

    Não são de dar água na boca, mas são ótimos filmes.

    Tem o filme mexicano do Alfonso Arau "Como Agua Para Chocolate" que é um grande espetáculo. É a história de um camponês que, em 1910, em plena Revolução Mexicana, se apaixona por uma moça. Ele quer voltar para a Guerra, mas ela o enfeitiça com seu amor e seus dotes culinários. Um belo filme romântico do cinema latino americano.

    Tem também um filme suiço, "A Teia de Chocolate", (esqueci o nome original).
    É uma interessante combinação de maldade, brincadeira e paixão, oculta sob a superfície calma e rica da burguesia suíça. Milka é a diretora geral da empresa Chocolate Muller e vive na Suíça com seu marido, André, um prestigiado pianista e Guillaume, filho do primeiro casamento de André. Jeanne Pollet é uma jovem pianista que ainda não começou seus estudos no conservatório e que um dia descobre que quando nasceu esteve a ponto de ser trocada no hospital por Guillaume. Decidida a desvendar os mistérios que envolvem sua origem, ela visita André e eles se entendem em pouco tempo, graças ao amor que ambos têm pela música. Pequenos gestos, porém, chamam a atenção da jovem para o que ela suspeita ser um comportamento estranho em Mika. O resultado desta trama é nada menos que brilhante.

    Espero ter ajudado.

    Curti seu blog, farei sempre que puder uma visita aqui.

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita e pelas dicas!
    O filme "Como água para chocolate" é realmente muito bom, uma bela história. O outro que você citou ainda não vi, mas pretendo.

    Beijos

    ResponderExcluir