segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Bolo Trufa de Chocolate



Olá!

Hoje resolvi postar uma receita um tanto mais complicada e trabalhosa, mas de um resultado espetacular - o já famoso BOLO TRUFA DE CHOCOLATE!!

Esse da foto fiz para a ceia de Ano Novo de 2000 e tra-lá-lá, mas fiz em outras ocasiões também, como o meu aniversário de 40 anos, comemorado com amigos no Café Piu Piu.

Ele é composto por dois discos de pão-de-ló, recheados com 3 camadas de trufa de chocolate com iogurte e decorado com *Massa de Modelar de Chocolate (que postei aqui no dia 07 de junho de 2009).

Resolvi postar essa receita porque, embora receba vários pedidos de encomenda, nunca fiz esse bolo para vender, pois o preço de custo é relativamente alto e não compensaria nem para mim e nem para quem comprasse (teria que vender a um preço muito alto).

Assim, deixo para quem quiser experimentar!

Ela foi tirada do livro "Chocolate", de Joanna Farrow - Editora Manole Ltda, que eu recomendo muito porque traz receitas maravilhosas e muito bem explicadas. Um livro para se comer com os olhos!


Vamos à receita!

Bolo Trufa de Chocolate

Ingredientes da Massa

2 ovos
50g de açúcar
50g de farinha de trigo

Recheio

175g de chocolate ao leite picado
175g de chocolate meio amargo picado
175g de chocolate branco picado
450g de creme de leite de caixinha
450g de iogurte natural, de consistência firme
Chocolate em pó para polvilhar
2 receitas de *massa de modelar de chocolate (ver post do dia 07 de Junho de 2009)

Modo de Fazer

Unte e forre, com papel manteiga, a base de uma forma de fundo removível, de 23 cm de diâmetro.
Coloque os ovos e o açúcar em uma tigela refratária e ponha sobre uma panela com água fervente. Bata até que a mistura esteja espessa o bastante para deixar um rastro quando o batedor é levantado da tigela. Tire do fogo e bata até esfriar.

Peneire a farinha sobre essa mistura e mexa com uma colher grande ou um fouet. Despeje a massa na forma forrada com papel manteiga e asse em forno preaquecido a 190º C, por cerca de 15 minutos, até que a massa esteja crescida e firme quando tocada.

Desenforme depois de frio e corte o bolo ao meio, formando 2 discos. 
Limpe a forma e forre a lateral com uma tira de papel manteiga. 
Coloque um dos discos sobre a forma.

Faça o recheio: 
Em uma panela pequena, aqueça 150g de creme de leite até quase o ponto de fervura. Retire do fogo e junte o chocolate ao leite picado, mexendo bem até derreter. Transfira para uma tigela e acrescente 150g de iogurte. Mexa até obter um creme liso e homogêneo.

Espalhe a mistura sobre o bolo dentro da forma, nivelando bem com uma espátula. Leve à geladeira até que esteja firme.

Proceda da mesma forma com o chocolate branco e com o meio amargo, misturando sempre 150g de creme de leite e 150g de iogurte para cada tipo de chocolate e levando à geladeira para endurecer antes de sobrepor cada camada.

Coloque o disco do bolo que sobrou sobre a última camada de trufa. Cubra a forma com papel alumínio e leve à geladeira por 2 a 3 horas.

Remova o bolo da forma e transfira para o prato em que vai servi-lo. Polvilhe a parte superior do bolo com chocolate em pó.

Divida a massa de modelar em 5 porções. Abra 4 pedaços em círculos de 12 cm de diâmetro e com espessura bem fina. Polvilhe a superfície de trabalho com chocolate em pó se a massa estiver grudando. Corte cada círculo ao meio. Pressione a parte curva de cada semicírculo com seus dedos, criando "ondas". Arranje os 8 semicírculos em volta do bolo, com um pedaço sobrepondo o outro.

Utilize o restante da massa de modelar para fazer uma rosa e um laço e coloque sobre o bolo.

Mantenha na geladeira até a hora de servir.

Bom apetite!

Se quiserem esclarecer qualquer dúvida, postem nos comentários que terei prazer em ajudar!
E não se esqueçam de postar fotos e opiniões se resolverem fazer o bolo!

Abraços e até a próxima!

Fernanda Oyama

Nenhum comentário:

Postar um comentário